NOTÍCIAS

LANÇADA A REVISTA Nº 30 DA ASBRAP


Já está disponível em nosso site a Revista da ASBRAP n. 30, em comemoração aos 30 anos de fundação de nosso sodalício. Com 468 páginas, temos artigos de genealogia e história, todos frutos do bom trabalho de pesquisas de nossos associados.

 

https://www.asbrap.org.br/index.php?mpg=09.00.00&acao=ver&id_edicao=30

Abrindo a revista vemos o belo Soneto da Genealogia, de Aline Bischoff, feito especialmente para as comemorações dos 30 anos da ASBRAP. O artigo 30 anos da ASBRAP: história que muitos fizeram, de Carlos Alberto da Silveira Isoldi Filho, registra os principais fatos e atividades envolvendo nossa instituição nesse período.

Merecem destaque dois trabalhos de associados já falecidos, que estavam disponíveis em nosso site desde 16-DEZ-2006, mas que foram incorporados, sob forma de artigo, à Revista da ASBRAP n. 30. São eles: Vocabulário Técnico Genealógico, de Arthur Nogueira Campos, e Impedimentos Consanguíneos no Direito Canônico, de Marcelo Meira Amaral Bogaciovas.

Ainda tivemos a preciosa colaboração do associado correspondente, Guilherme Maia de Loureiro, de Portugal, com o artigo A limpeza de sangue do Padre Antônio Vieira. Enriquecendo a revista, na área de genealogia, também temos:

Sobrenomes ou apelidos na história e na tradição luso-brasileira, de Gilberto de Abreu Sodré Carvalho;

Árvore de costado de Lourenço Garcia Fontoura e Genealogia de uma família Macedo originária de Guimarães, ambos de  Márcio Oliveira Macedo;

Estratégias da nobreza: o caso do Sargento-mor Gregório Francisco de Miranda – exercitar, avocar, manipular e reconquistar, de Matheus Miranda de Sá Campelo;

José Monteiro Ferraz de Souza (descendência de João Monteiro Ferraz e Ana Gomes de Souza). A origem da família Monteiro de Toledo – Cunha e região, de  Décio Ferraz da Silva Júnior;

Família Cozzolino: parentesco, instituições e poder no Município de Magé (RJ), de Antônio Seixas; e

Mudanças de sobrenome em famílias Tchecas. A alteração do sobrenome de um grupo da família Bartoska para Cerveny, de Cristiano Ricardo Hrala Araújo.

 

Também tivemos grandes contribuições de associados na área de história, quais sejam:

A estrada do Picú e o nascimento do Arraial do Rio Verde, de Paulo Paranhos;

A Cidade de Cunha no mapa da Revolta de 1924. A confirmação de um conto popular, de Décio Ferraz da Silva Júnior; e

Primórdios da Rua Teixeira da Silva na Avenida Paulista, de Renato de Lucca.

 

A revista é encerrada com o Relatório das atividades da ASBRAP 2022-2023.

Boa leitura a todos!

A Diretoria


publicado em 05-12-2023
voltar ao topo


© 2021 - ASBRAP - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS