INFORMES

Revista da ASBRAP Nº 29 - Lançamento


Já está disponível em nosso site a Revista da ASBRAP n. 29, que teve como mote as comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil. São 365 páginas de trabalhos de cunho genealógico, histórico e arquivístico, fruto de pesquisas de nossos associados, que serão muito úteis aos interessados por história e genealogia em geral, especialmente àqueles que se interessam pelo tema da Independência do Brasil e seus personagens.

Na área da genealogia, merece destaque o trabalho feito por múltiplas mãos, sobre a "Genealogia das testemunhas da Independência do Brasil", com apresentação gentilmente feita por Luiz Philippe de Orleans e Bragança. O texto foi organizado por um grupo de associados de ASBRAP, coordenado por Décio Ferraz da Silva Júnior e composto por Carlos Alberto da Silveira Isoldi Filho, Gustavo Almeida Magalhães de Lemos, José Milton Negrão Silva, Paulo Roberto Paranhos, Priscilla Scott Bueno, Rafael de Castro Baker Botelho, Rodnei Brunete da Cruz, Regina Maria Moraes Junqueira, Renato de Lucca, Sílvia Rita do Prado Mendes Buttrós e Stanley Savoretti de Souza.

Nesse volumoso trabalho, o grupo de associados da ASBRAP procurou reconstruir a ascendência das testemunhas dos eventos relacionados à Independência do Brasil, pelo menos até os trisavós, sem perder de vista algumas informações inéditas a respeito da descendência deles.  Então, foram tratadas as genealogias das seguintes personagens: Adriano Gomes Vieira de Almeida, Antônio Cordeiro Ramos, Antônio Leite Pereira da Gama Lobo, Antônio Luís da Cunha, Antônio Marcondes Homem de Melo, Antônio Pereira Leite, Antônio Salgado da Silva (Visconde da Palmeira), Padre Belchior Pinheiro de Oliveira, Benedito Corrêa Salgado, Bento Vieira de Moura, Cândido Marcondes Ribas, Cassiano Gomes Nogueira, Custódio Leme Barbosa, Davi Gomes Jardim, Domingos Marcondes de Andrade, Eleutério José Velho Bezerra, Fernando Gomes Nogueira, Flavio Antônio de Andrade, Floriano Honório de Sá Rios, Francisco Bueno Garcia Leme, Francisco Gomes da Silva, Francisco Xavier de Almeida, João Carlota Ferreira, João Carvalho Raposo, João Ferreira de Souza, João José Lopes, João Monteiro do Amaral, João Maria da Gama Freitas Berquó (Marques de Cantagalo), Joaquim José de Souza Breves, José Corrêa da Rocha, José Manuel Freire, José Monteiro dos Santos, José Ramos Nogueira, Luísa de Saldanha da Gama Melo e Torres Guedes de Brito (Marques de Taubaté), Manuel de Godoy Moreira, Manuel Marcondes de Oliveira e Melo (Barão de Pindamonhangaba), Manuel Marcondes do Amaral, Manuel Ribeiro do Amaral, Manuel Rodrigues Jordão, Miguel de Godoy e Moreira Costa, Paulo Jerônimo Bregaro, Rodrigo Gomes Vieira de Almeida, Salvador Leite Ferraz e Vicente da Costa Braga.

Na revista recém-lançada, também temos trabalhos de transcrições de documentos relacionados a importantes personagens da Independência do Brasil, com as respectivas imagens: "Testamento do Conselheiro Antonio Gomes da Silva" e do "Testamento do Padre Belchior Pinheiro de Oliveira", de autoria das associadas Regina Moraes Junqueira e Silvia Rita do Prado Mendes Buttrós, além da "Transcrição do casamento de José Bonifácio de Andrada e Silva", por Silvia Rita do Prado Mendes Buttros.

Ainda relacionado ao tema da Independência do Brasil, a Revista n. 29 contém o trabalho "Cisão do Império Português em 1822/1825: geoeconomia e dinástica na fundação do Império do Brasil", de cunho histórico, da lavra do associado Gilberto de Abreu Sodré Carvalho.

No campo da genealogia e arquivística, foram trazidos à lume na revista n. 29 os artigos "A origem cunhense de Patrícia Rehder Galvão. Uma breve história de um ramo ancestral", do associado Décio Ferraz da Silva Júnior; e "Registros paroquiais no Arquivo da Cúria Metropolitana de Niterói (séculos XVII ao XX)", do associado Antônio Seixas.

Por fim, fazemos uma homenagem ao Professor Roberto Machado Carvalho, falecido em 17 de abril de 2022, que foi presidente do IHGSP de 1999 a 2001, além de fundador, diversas vezes diretor e presidente da ASBRAP de 2003 a 2005.

Para acessar a revista, clique aqui.

Boa leitura a todos!


publicado em 24-09-2022
voltar ao topo


© 2021 - ASBRAP - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS