BIBLIOTECA DO ASSOCIADO

Índice dos Sumários Matrimoniais do Patriarcado de Lisboa

século XVIII, organizado por António Forjó

Apresentação
Marcelo Meira Amaral Bogaciovas, pela Diretoria da ASBRAP

António Forjó fez um trabalho hercúleo na Torre do Tombo, em Lisboa, Portugal. Foram meses e meses revolvendo os maços de sumários matrimoniais do século XVIII do Patriarcado de Lisboa. Indexou os nomes dos nubentes e anotou o ano e os números do maço e do processo.

Em algumas vezes que lá pesquisei, sempre o vi às voltas com aquele fundo documental. Teve a paciência de ler, um a um, cada processo, para dele extrair os dados necessários. Eu o conheci na salinha do café, contíguo ao arquivo, quando me aproximei dele e nos fizemos conhecer.

Muito além de ser um verdadeiro gentleman, teve o espírito formidável de dividir o resultado desse seu maravilhoso trabalho com todos quantos fazem pesquisa de famílias do Patriarcado de Lisboa. Confiou em nossa entidade - a ASBRAP - para divulgar o resultado de sua pesquisa.

Cabe ressaltar que os sumários matrimoniais ainda estão a ser digitalizados pela equipe da Torre do Tombo. Em breve, todos estarão digitalizados e disponíveis no site da Torre do Tombo. Portanto, esse índice servirá para complementar e facilitar a vida dos pesquisadores em geral, que poderão fazer a leitura de suas próprias casas.

Salvo erro, o leitor deverá acessar o site: https://digitarq.arquivos.pt/

Em seguida, em Pesquisa Avançada, no campo Código de Referência, digitar o que segue: PT/TT/CEL/002/ (número do maço)/(número do processo). CEL significa Câmara Eclesiástica de Lisboa.

No Brasil, esse fundo é mais conhecido por banhos e, em São Paulo, por dispensas matrimoniais, depositados nos arquivos da Igreja.

Bem-haja, prezado e ilustre amigo Antonio Forjó!..

São Paulo, Novembro de 2018


CLIQUE AQUI PARA VER MAIS INFORMAÇÕES EM ARQUIVO ANEXADO

publicado em 15-11-2018
voltar ao topo


© 2021 - ASBRAP - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS