INFORMES

Agradecimentos da Diretoria - 2023


Prezados(as) associados(as) e seguidores,

 

Quando fomos convidados por Marcelo Meira Amaral Bogaciovas a assumirmos a direção da ASBRAP, não imaginávamos os desafios que estavam por vir.  As restrições decorrentes da pandemia de COVID-19 nos obrigaram a cancelar as tertúlias agendadas em 2020, além de ficarmos impedidos de promover simpósios e palestras presenciais.

 

Em 7 de maio de 2020, tivemos a triste notícia do falecimento do estimado amigo Marcelo Meira Amaral Bogaciovas, que era a força motriz da ASBRAP. Apesar do grande dissabor que todos nós sofremos, os asbrapianos se uniram ainda mais, com grande colaboração dos diretores, membros de comissões de publicações e de admissão de novos associados, para dar continuidade ao belo legado do Marcelo em prol das pesquisas genealógicas e históricas.

 

Tivemos que nos reinventar e aperfeiçoar a forma de comunicação da ASBRAP com seus associados e seguidores. Nossa página do Facebook passou a ser utilizada com mais frequência, não apenas para comunicados de eventos, mas para divulgar boas práticas, metodologia e discussão de temas relevantes da nossa atividade, com participação de importantes pesquisadores do Brasil e de Portugal. Hoje temos 8800 seguidores da página. Também passamos a promover lives transmitidas online com palestras de interesse genealógico e histórico, sendo 27 até o momento, todas disponíveis no nosso canal do YouTube, com 4360 inscritos.

 

A entrada em vigor Lei Geral de Proteção de Dados em 18/9/2020 trouxe muitos transtornos aos pesquisadores, devido a má intepretação da nova legislação por alguns gestores de arquivos. A ASBRAP, como sempre, tomou posição, mandando propostas para a consulta pública feita pelo Conselho Nacional de Justiça, que regulamentou serviços notariais (Provimento CNJ 134/22), bem como contatando diversas associações congêneres para ingressarem como “amicus curiae” no pedido de providências nº 0004052-34.2021.2.00.000, do Conselho Nacional de Justiça, ainda pendente de decisão. Recentemente o CONARQ – Conselho Nacional de Arquivos editou a Resolução n. 54/2023 que trouxe boas diretrizes aos arquivos públicos e privados sobre essa questão.

 

Em 2021, concluímos o projeto de digitalização do Manso de Lima, idealizado por Marcelo Meira Amaral Bogaciovas em 2018, numa profícua parceria com a Associação Portuguesa de Genealogia e com a Biblioteca Nacional de Portugal.

 

O site da ASBRAP foi reformulado e modernizado em 2022, contendo inúmeros links úteis aos historiadores e genealogistas, tornando-se um verdadeiro portal para os pesquisadores de um modo geral.

 

Felizmente, em 2023, conseguimos fazer o “Simpósio em Comemoração aos 30 Anos da ASBRAP”, evento presencial no Museu da Imigração, em São Paulo, que congregou dezenas de pesquisadores, muitos vindos de outras unidades da federação (Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina e Distrito Federal) e até de Portugal. O evento teve homenagens aos fundadores da ASBRAP, aos ex-presidentes e diretor mais antigo, além de três palestras, todas disponíveis no nosso canal do YouTube.

 

Nesses quatro anos, também publicamos os volumes 27 a 30 da Revista da ASBRAP, sendo o penúltimo alusivo ao Bicentenário da Independência e o último em comemoração aos 30 anos da ASBRAP.

 

Todas essas atividades do período 2020-2023 só foram possíveis em razão da participação e colaboração de diversos associados da ASBRAP, em relação aos quais registramos nossa enorme gratidão.

 

A nova diretoria da ASBRAP, que assumirá em 2024, tem ideias inovadoras e vários projetos que já se iniciaram. Estamos certos do sucesso da gestão e da ativa participação dos nossos confrades na consecução desses objetivos.

 

Aproveitamos para agradecer a oportunidade que tivemos nos últimos quatro anos e desejar a todos um excelente período de Festas de Final de Ano.

 

A Diretoria


publicado em 20-12-2023
voltar ao topo


© 2021 - ASBRAP - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS