INFORMES

Relatório de Atividades – 2024

apresentado na Assembleia Geral Ordinária em 17 de dezembro

Caros associados(as),

A Revista da ASBRAP n° 31 possui 409 páginas e 13 artigos. Dois textos são de caráter histórico e os demais genealógicos, os quais evidenciam a interdisciplinaridade entre essas duas ciências e outras disciplinas, tais como sociologia, demografia, arquivística, biografia e cronologia. No presente volume, também são apresentadas algumas boas práticas para produção de artigos para a Revista da ASBRAP, que podem nortear as mais variadas publicações relacionadas às ciências histórica e genealógica, visando ao aperfeiçoamento os textos dessa natureza. 

 

A ASBRAP realizou as seguintes Palestras On-line, todas gravadas e disponibilizadas no canal do YouTube e no site:

 

1)     Dia 15-MAR-2024 – Pesquisa genealógica no século 21. Novos caminhos convergentes, com o Prof. Dr. Ricardo Costa de Oliveira, do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Paraná.

 

2)     Dia 12-ABR-20244 – Três Ilhoas: pertença e memória, como pesquisador Douglas Fasolato.

 

3)     Dia 1-MAIO-2024 – Dicionário de Genealogia, com o associado Gilber Rubim Rangel.

 

4)     Dia 31-MAIO-2024 – Pesquisas na Ucrânia, com a pesquisadora Olena Vladyka.

 

5)   Dia 7-DEZ-2024 - Subsídios para a Genealogia de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, com o nosso associado Matheus Miranda de Sá Campelo e o genealogista Roberto Menezes de Moraes.

 

Em relação às redes sociais, temos a seguinte estatística:

 

Facebook:       9.600 membros (+700) e 139 mil alcances (+100mil);

YouTube:        9.100 visualizações (+220) e 4.668 inscritos (+368);

Instagram:      825 seguidores e 127 posts;

Linkedin:        322 seguidores, 63 posts (15.300 alcance, 687 reações, 800 visitas);

Site:                5.880 acessos (-2.120)

 

A página do Facebook da ASBRAP continua sendo o seu principal canal de comunicação, com um aumento expressivo no alcance de publicações e um aumento de 9% de novos inscritos. O Instagram foi inaugurado em 1/4/2024 e o LinkedIn em 26/2/2024. A diminuição no acesso ao site está associada ao aumento do acesso nas outras redes sociais. Os novos canais têm possibilitado uma maior interação com diferentes públicos e instituições. As associadas Gabriela Frudelles e Gabriela Franco contribuíram como diversas publicações.

 

Apontamos as principais atividades realizadas neste ano de 2024:

 

·    Realizou-se o curso livre de Genealogia e História da Família, oferecido pela UATU (Universidade Aberta do Tempo Útil), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo. O curso contou com três turmas: duas no primeiro semestre formando 35 alunos (houve reembolso de despesas de alimento e taxi de alguns professores, os quais em sua maioria foram pagos) e outra no segundo semestre formando outros 24. Foram ministradas 18 aulas com abordagens distintas, somando 32 horas, que contou com aulas de diversos associados, como Carlos Isoldi, Daniel Taddone, Henrique Trindade, Bruno Perillo, Guilherme Maia Loureiro, Rafael de Castro Baker Botelho, Renato de Lucca, Rodnei Brunete da Cruz, Stanley Savoretti de Souza e Viviane Pompeu. Considerado o primeiro curso de genealogia oferecido por uma universidade brasileira, sua criação teve início em 2023 como parte dos estudos de Renato de Lucca, idealizador e organizador desta iniciativa, mestrando em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Mackenzie.

 

·       A ASBRAP teve participação no mês de março, por meio de seu presidente, Renato de Lucca, no maior evento de genealogia do mundo, RootsTech2024, em Salt Lake City, a convite do FamilySearch Brasil.

 

·       No mês de abril foi concluída a conservação e restauro em diversas obras da ASBRAP em seu acervo no Mosteiro de São Bento.

 

·       No mês de maio foram realizadas duas visitas técnicas no Mosteiro de São Bento por associados e alunos do curso de genealogia mencionado.

 

·       No mês de agosto, a ASBRAP recebeu um convite de participação no evento “Imigrantes – Celebrando nossos antepassados”, que contou com uma série de palestras sobre imigrações e diásporas. O presidente da associação convidou diversos palestrantes, entre eles alguns associados da ASBRAP e do CBG, como o Henrique Trindade, Daniel Taddone, Viviane Pompeu, Carlos Eduardo Barata, Juliana Schuery e Charles Goldenzon.

 

·       Em setembro, a ASBRAP firmou um Acordo de Cooperação Técnica com o Arquivo Histórico Municipal de São Paulo (Núcleo de Memória Urbana - AHM) para a realização de pesquisas histórico-genealógicas, visando ampliar as fontes e informações sobre 80 logradouros e os personagens que dão nome a eles, com a participação de dezenas de associados e convidados.

 

·       Em 9 de outubro, alguns membros da ASBRAP e convidados realizaram uma visita técnica no Arquivo Histórico Municipal (AHM) com o intuito de atualização para o projeto “Dicionário de Ruas”.

 

·     Em novembro ocorreu a V Semana da Genealogia, um evento on-line organizado pelo Museu da Imigração com uma série de palestras apresentadas, em sua maioria, por membros da ASBRAP, como Gabriella Mognon, Catia Dal Molin, Henrique Trindade, Viviane Pompeu e Fernando José Pedron Silva.

 

·  Durante o ano de 2024 convidamos os interessados em pesquisas histórico-genealógicas, independentemente de serem membros da ASBRAP, a apresentarem as suas principais linhas de pesquisas, em nossas redes sociais, com o intuito de consolidar as informações, cruzar os dados e tentar viabilizar as pesquisas. O resultado será apresentado em 2025.

 

Em 14-JUN-2024 foi aberta a Comissão de Artes com o intuito de estimular associados e interessados ao estudo das diversas formas de expressões artísticas inter-relacionadas com a genealogia, história da família e ancestralidade. Desta maneira, viabilizaremos que interessados com perfis nesta área possam sentir-se mais engajados e pertencentes à nossa associação. Foi instituída como coordenadora, Aline Bischof, artista experiente e associada desde 2023, e como colaborador, Rafael Laterza, funcionário da Pinacoteca.

 

A ASBRAP organizou 11 tertúlias mensais em São Paulo, uma delas simultânea em setembro em conjunto com outras 6 cidades (Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Viçosa, Sorocaba, Vitória e Natal). Houve ainda dois encontros fora de São Paulo: um em Santos e outro em Campinas/Valinhos.

 

Agradecemos a todos que colaboraram com as atividades da ASBRAP em 2024, permitindo, assim, o bom funcionamento de nossa associação.

 

A Diretoria.


publicado em 17-12-2024
voltar ao topo


© 2021 - ASBRAP - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS