Projeto Compartilhar
Resenha
A segunda palestra do Ciclo ASBRAP deste semestre, proferida por Regina Junqueira, versou sobre o “Projeto Compartilhar”, cuja intenção é disponibilizar documentação na internet.
Iniciado em 2004, conta com vários comentários elogiosos de diversas pessoas que tiveram suas pesquisas facilitadas. Regina começou informando que o trabalho de disponibilizar informações é feito por ela e por Bartira Sette, mas que recebem colaborações de diversas pessoas que fazem pesquisa no Brasil. Muitos desses colaboradores iniciaram pela busca no site e, ao ir aos próprios documentos, descobriram seu potencial de pesquisadores, retribuindo com a cessão de documentos para o projeto.
Com relação ao trabalho, primeiramente Regina procurou disponibilizar informações relativas a São Paulo mas, devido ao tempo e algumas dificuldades de disponibilização de documento por parte das instituições, passou a trabalhar com os arquivos mineiros. Este trabalho está em vias de finalização, quando a pesquisadora pretende retornar à São Paulo, para trabalhar com a documentação do Oeste Paulista. A palestra gerou debate principalmente sobre dois assuntos: as condições de pesquisa dos arquivos e o povoamento de São Paulo. Enfatizou-se o caráter mestiço da população brasileira e paulistana, que leva a uma relativização de vários registros genealógicos que tendem a “branquear” os registros. Além disso, genealogistas como Pedro Taques e Silva Leme não consideravam os filhos fora do casamento, levando-os a não registrá-los. Isso deve levar o pesquisador a uma postura crítica com relação aos registros.
Mais uma vez, o interesse na palestra levou-nos a exceder o horário. Após a salva de palmas, dirigiram-se todos ao Hotel Othon, para o jantar, onde continuaram as conversas e troca de informações.
Projeto Compartilhar Jantar [página 29] |
voltar ao topo |