Visita de alunos ao acervo da ASBRAP (turma I)

Notificamos há poucos dias a visita em nosso acervo de estudantes do curso de Genealogia e História da Família (UATU-Universidade Mackenzie). Recebemos desta vez a visita de cerca de 14 alunos pertencentes à turma de 3ª-feira (turma I).
Para saber mais sobre a visita anterior ao acervo (turma II), acesso o link:
https://www.asbrap.org.br/index.php?apg=noti&idv=298&ori=home
Nitidamente o acervo motivou e instigou os alunos pela pesquisa histórica e genealógica.
Os alunos foram recebidos pelo bibliotecário do mosteiro, o sr. Wellington, e puderam explorar todo o acervo da ASBRAP.
A certa altura, o bibliotecário mostrou alguns álbuns de fotos da família Franco da Rocha, com fotos, textos e cartas do início do século XX. Os alunos investigaram livros relativos a Minas Gerais, Itália, Genealogia Paulistana e diversos outros.
Uma das alunas encontrou no livro “Velhos troncos mineiros”, Vol. I, de Cônego R. Trindade (impresso na gráfica da Revista dos Tribunais/1955) uma boa parte da genealogia da sua família, o que gerou um clímax no evento.
A turma se reuniu ao fim da visita para comentar o que exploraram, o que lhes chamou a atenção e quais foram as suas impressões. Maria Isabel, 2ª Vice-presidente, trouxe dados muito interessantes sobre a formação do acervo no mosteiro e dos primórdios da ASBRAP.
A ideia da visita ao acervo foi justamente ampliar a visão dos genealogistas, viabilizando ainda mais a pesquisa genealógica e sua contextualização histórica.
Gostaríamos de comentar um acontecimento muito bonito que sabemos que a genealogia proporciona: os próprios alunos se organizaram no grupo de Whatsapp do curso e se reuniram no restaurante Girondino para um almoço antes da visita ao acervo (veja as duas últimas fotos, cedidas pelos alunos).
Todos são bem-vindos, porém, lembramos que é necessário o prévio agendamento com o bibliotecário. No caso de pedido de separação de obras por temas, solicitamos o entendimento de todos, pois nossas obras não estão indexadas e o bibliotecário terá que realizar a busca manualmente, o que pode levar um certo tempo.
Mais informações se encontram no nosso site:
https://www.asbrap.org.br/index.php?mpg=03.01.00
voltar ao topo |