Lançamento do livro: Velhos Bahianos
Caros(as) associados(as),
É com grande entusiasmo que anunciamos o lançamento do livro “Velhos Bahianos: Mãos & mentes que moldaram o Brasil - do Visconde de Cayrú a Luiz Vianna Filho (1808-1990)”, uma obra de autoria do nosso associado, Luís Vaz de Campos Moreira Tourinho.
Pré-venda: com condições especiais, no site da editora até o dia 20 de junho de 2024.
Editora: Livraria Resistência Cultural Editora
Lançamento: será comunicado oportunamente
Contato do autor: @luistourinhossa ou luistourinho@hotmail.com
Sobre o autor:
Luís Tourinho é economista pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), licenciado em Filosofia pelo Claretiano Centro Universitário, mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP) e doutorando em Educação, Arte e História da Cultura na Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Atua como escritor-pesquisador, atualmente assessorando na Secretaria Executiva de Relações Institucionais (SERI) pela Prefeitura de São Paulo.
É Sócio Efetivo do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), além de integrar instituições religiosas, culturais e nobiliárquicas no Brasil e na Europa, como a Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém (Capítulo Nobre de Castela e Leão - Reino de Espanha/ Santa Sé).
Sobre a obra:
A Bahia é reconhecida nacional e internacionalmente por suas belezas naturais, ricos conjuntos arquitetônicos, festas populares, gastronomia e musicalidade. No entanto, o que a fez ser a “Terra Mãe do Brasil” foram os velhos bahianos da antiga Bahia de Todos os Santos, também conhecida por “Bahia com H”.
Essas pessoas de carne e osso que, por meio de suas mãos e mentes, transformaram a força da personalidade num legado imperecível. Não por acaso, notáveis da história pátria — como Machado de Assis e José de Alencar — se referiram à Bahia como a “Atenas Brasileira”.
Velhos bahianos — mãos & mentes que moldaram o Brasil — do Visconde de Cayrú a Luiz Vianna Filho (1808–1990), de Luís Tourinho, membro do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, é uma tentativa de retomar o “Brasil brasileiro”, de que nos falava Joaquim Nabuco, aponta para a certeza de que a restauração da brasilidade consiste em resgatar o bahianismo. Que a Rainha Destronada retome o seu Trono. Esta edição é composta por mais de 200 ilustrações, muitas das quais inéditas.
A Coleção Ensaios Brasileiros— dirigida pelo editor José Lorêdo Filho — se destina a publicar o melhor de nossa “brasiliana”, os estudos nacionais que honram os cinco séculos de epopeia brasileira.
Agradecemos ao autor e desejamos uma boa leitura a todos.
A Diretoria
voltar ao topo |