Soneto da Genealogia, de Aline Bischoff
Por ocasião das celebrações dos 30 anos da ASBRAP, a artista Aline Bischoff gentilmente presenteou nossa instituição com o “Soneto da Genealogia”, que foi declamado em áudio com a voz dela no simpósio do dia 5/8/2023, no Museu da Imigração.
Agradecemos muito a grande gentileza da Aline Bischoff por essa homenagem, seguindo o link para que o soneto possa ser ouvido:
Soneto da Genealogia - Aline Bischoff
Aos 30 anos da ASBRAP – 5 de agosto de 2023
A família é berço da identidade,
Nela, encontramos raízes do ser.
Os nomes, rostos e histórias de viver,
Dos que nos precederam, na eternidade.
Resgatar antepassados é nobre fado.
Na genealogia — história, faz legado.
E nos revela origem e destino da missão,
Inspirando-nos a seguir, com devoção.
Vários matizes, o coração percebe,
Que nos laços antepassados prova,
E a cada geração, respeita e celebra.
A memória dos que partiram, honramos,
E aos que virão, os valores nós transmitimos,
Pois somos elos de uma corrente sagrada.
Minibiografia
Aline Bischoff é uma artista independente paulistana com ascendência croata. Atua em múltiplas linguagens artísticas, tais como: literatura, música, teatro, artes plásticas e artes visuais. No meio literário, participa ativamente de concursos, festivais, eventos e saraus, tanto nacionais como internacionais, sendo reconhecida através de premiações e distinções diversas.
No Brasil e exterior, suas poesias estão publicadas em blogs, revistas, jornal, coletâneas, antologias e e-books.
Possui declamações de poesias autorais em formato Podcast nas plataformas de streaming, em vídeos do YouTube por diversos canais, veiculadas por Web Rádios e TV, tanto declamadas por ela como por outros poetas.
Desde o ano de 2020, é colaboradora oficial do blog de produção textual Escrita Cafeína, contribuindo com conteúdo tanto para blog como para as redes sociais do mesmo, declamando para o Podcast “Da Escrita pra Fora...”, e falando sobre poesia na live do Festival A-Gosto de Escrita, mediada pela escritora Carine Mendes, sua idealizadora.
No ano de 2021, foi nomeada embaixadora da Rima Jotabé no Brasil, pelo seu criador, o poeta, escritor, dramaturgo, professor e acadêmico espanhol Juan Benito Rodriguez Manzanares, título conferido da cidade de Valência, na Espanha.
Tomou posse em 20/6/2023 como acadêmica da AVAL - Academia Virtual de Arte Literária, como membro correspondente de Osasco/SP, ocupando a cadeira de n° 47, tendo como patronesse a ilustre escritora mineira Henriqueta Lisboa.
voltar ao topo |