ATIVIDADE

ASBRAP foi homenageada no 7º Seminário Mineiro de Genealogia

realizado em 18 de novembro de 2023, na sede do IHGMG, com outorga da Medalha do Mérito Genealógico Cônego Raymundo Octávio da Trindade, para a ASBRAP e para o TJMG.

Por ocasião do 7º Seminário Mineiro de Genealogia, realizado na manhã de 18 de novembro de 2023, na sede do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais - IHGMG, em Belo Horizonte, Minas Gerais, em cerimônia capitaneada por seu presidente José Carlos Serufo, a ASBRAP foi homenageada em razão dos 30 anos de sua fundação, com a Medalha do Mérito Genealógico Cônego Raymundo Octávio da Trindade, criada por meio da Resolução nº 002/2016-2019, do IHGMG, para galardoar pessoas físicas ou jurídicas que se destacam por reconhecidos méritos no desenvolvimento de pesquisas genealógicas e na preservação de acervos documentais de grande importância para a genealogia das famílias de Minas Gerais

Na mesma ocasião, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais também foi homenageado com a medalha, recebida pelas mãos do Desembargador Bruno Terra Dias, representando o presidente do TJMG, instituição que comemora seu sesquicentenário e que, nos últimos anos, por meio da MEJUD – Memória do Judiciário Mineiro e da COARPE – Coordenação de Arquivo Permanente, tem realizado um importantíssimo trabalho na preservação documental de interesse histórico e genealógico, exemplo para todo o Brasil.

A prestigiada cerimônia contou com a presença de mais de 60 pessoas, dentre elas os seguintes associados da ASBRAP: Geraldo Moisés de Oliveira (de Arcos, MG), Rosana Coelho de Alvarenga Melo (de Viçosa, MG), Gabriel Furbino de Figueiredo (da capital mineira); Alessandra Choairy Coelho Myrrha (de Lagoa Santa, MG), Joana D’Arc do Vale Rodrigues (de Viçosa, MG, e palestrante no evento), Stanley Savoretti de Souza (que é 1º secretário da ASBRAP e 2º vice-presidente do IHGMG) e Carlos Alberto da Silveira Isoldi Filho (presidente da ASBRAP e 1º tesoureiro do IHGMG).

Iácones Batista Vargas, 1º secretário do IHGMG, em seu discurso inicial, saudou os presentes,  as palestrantes e as instituições homenageadas, frisando a importância da iniciativa do Seminário Mineiro  de Genealogia, realizado desde 2017, quando foi criada a Medalha do Mérito Genealógico Cônego Raymundo Octávio da Trindade, pelo IHGMG. Destacou, ainda a importância da criação do Dia Estadual do Genealogista pela Lei Estadual de Minas Gerais nº 22.837/2018, que formalmente instituiu a efeméride, comemorada anualmente a 20 de novembro, data natalícia do Cônego Raymundo Octávio da Trindade, Patrono da Genealogia Mineira. Foram apontados, ainda, os relevantes serviços das duas instituições homenageadas em 2023:

-  o Tribunal de Justiça de Minas Gerais que, por meio da MEJUD – Memória do Judiciário Mineiro, “já digitalizou e disponibilizou em seu sítio eletrônico nada menos que 90.313 imagens das páginas de mais de 1.260 processos judiciais, acessíveis em alta resolução na internet” e, “por meio da COARPE - Coordenação de Arquivo Permanente, vem indexando e disponibilizando, mediante demanda, cópias digitalizadas de milhares de processos judiciais, cujo conteúdo é compartilhado na internet, em parceria pioneira com o site Family Search”; e

-    a ASBRAP, entidade sem fins lucrativos, cujo objetivo é promover o intercâmbio entre pesquisadores de História e Genealogia de todo o Brasil, que além “de suas tertúlias, congressos e palestras, que mantêm o ‘convívio’ e a troca de experiências entre pesquisadores e genealogistas”, sempre incentivou a realização de pesquisas diretamente em fontes primárias, publicando anualmente sua conceituada revista, resultado de pesquisas de seus associados, muitas vezes revelando dados inéditos. Destacou, ainda, “o papel decisivo da ASBRAP no ano de 1997, quando lutou bravamente na conscientização das autoridades a suspenderem e revogarem os atos normativos que determinavam a incineração de antigos processos judiciais no âmbito dos tribunais, numa época em que não havia política de preservação documental”. “Recentemente, em parceria com o IHGMG e outras instituições culturais, a ASBRAP também participou ativamente, perante o Conselho Nacional de Justiça, do processo de regulamentação da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados – Lei nº 13.709/2018) no âmbito dos cartórios extrajudiciais” e, dentre as  “diversas sugestões apresentadas, várias foram incorporadas ao texto normativo vigente, o Provimento CNJ nº 134/2022, visando facilitar o acesso, por genealogistas e pesquisadores, a dados contidos em assentos do registro civil das pessoas naturais e dos demais serviços notariais e de registro”.

O Desembargador Bruno Terra Dias, membro do IHGMG, representando presidente do  Tribunal de Justiça de Minas Gerais,  Desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, agradeceu a honraria recebida pelo Poder Judiciário mineiro, ressaltando os 140 anos de nascimento do Cônego Trindade e os 35 anos da Memória do Judiciário Mineiro (Mejud) do TJMG.\"A Mejud, hoje muito bem capitaneada pelo desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant, foi criada em 9 de novembro de 1988, por meio uma resolução, durante a presidência do desembargador José Arthur de Carvalho Pereira, pai do atual presidente do TJMG”. O desembargador também afirmou que “o Tribunal, ao registrar o cotidiano, gera material para a genealogia mineira e para a compreensão dos que já estavam aqui – os povos originários –  para os que vieram. ‘Tantas nacionalidades e etnias que aqui se estabeleceram para fazer quem somos hoje. A genealogia há de nos perpetuar, não individualmente, mas como coletividade’”.

Na sequência, o presidente da ASBRAP, Carlos Alberto da Silveira Isoldi Filho, saudou e agradeceu a presença de todos, notadamente de associados da ASBRAP que prestigiaram a bela cerimônia, cumprimento, de forma especial, as palestrantes, Joana D’Arc do Vale Rodrigues (associada da ASBRAP e do Colégio Brasileiro de Genealogia) e Heloísa Azevedo Costa (coordenadora da Comissão de Genealogia do IHGMG, na qual vem desempenhando um ótimo trabalho). Agradeceu, ainda, aos membros da comissão de genealogia do IHGMG, Heloisa Azevedo Costa, Iácones Batista Vargas, Stanley Savoretti de Souza  e José Francisco de Paula Sobrinho pela indicação da ASBRAP para receber a honraria:

“Para nós da ASBRAP é uma honra muito grande receber esta homenagem do IHGMG, consubstanciada na Medalha Conego Raymundo Octavio da Trindade, que como todos sabem foi um grande expoente da genealogia, não apenas de Minas Gerais, mas do Brasil. A ASBRAP completou 30 anos de existência no último dia 2 de agosto de 2023. Então essa medalha é um verdadeiro presente para nós. Nesses 30 anos a ASBRAP sempre estimulou e incentivou as pesquisas em fontes primárias, tanto no caso de estudos históricos quanto genealógicos. Essa prática trouxe à tona fatos antes desconhecidos ou, por vezes, corrigiu informações equivocadas que são difundidas. As pesquisas de nossos associados sempre foram divulgadas na revista da ASBRAP, incluindo importantes temas relacionados a história de Minas Gerais e genealogia de famílias mineiras. Estamos caminhando para a revista n. 30, que será lançada em breve. Posso dizer, sem medo de errar, que todos os volumes da revista da ASBRAP contêm material sobre história ou genealogia de Minas Gerais, disponibilizados gratuitamente no site da ASBRAP”.

O evento teve sequencia com as excelentes palestras sobre:

- Imigração Francesa em Minas Gerais no Século XIX, proferida pela jornalista Heloísa Azevedo da Costa, atual coordenadora da Comissão de Genealogia do IHGMG, que trouxe uma visão ampla de seus estudos sobre a presença de franceses em diversas regiões mineiras; e

- Os Descendentes de Cláudio Manoel da Costa, grande Poeta e Inconfidente Mineiro, ministrada pela genealogista Joana d’Arc do Valle Rodrigues, que tratou a respeito do desenvolvimento de suas pesquisas genealógicas sobre seu hexavô, valendo-se de fontes primárias, que resultaram num livro de 782 páginas.

O 7º Seminário Mineiro de Genealogia foi encerrado com a fala de José Carlos Serufo, presidente do IHGMG. Esse foi mais um ótimo seminário promovido pelo IHGMG, instituição coirmã da ASBRAP, ao qual agradecemos pela homenagem que nos foi prestada.


ASBRAP foi homenageada no 7º Seminário Mineiro de Genealogia
. [página 36]

publicado em 18-11-2023
voltar ao topo


© 2021 - ASBRAP - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS