INFORMES

Acordo ASBRAP e Arquivo Histórico Municipal

chamados aos associados - 2 de setembro de 2024

Caros associados,

 

Comunicamos que, no dia 4 de setembro de 2024, a ASBRAP firmou um Acordo de Cooperação Técnica com o Arquivo Histórico Municipal de São Paulo (Núcleo de Memória Urbana - AHM).

 

O objetivo desta parceria é a realização de pesquisas histórico-genealógicas, visando ampliar as fontes e informações sobre logradouros e os personagens que dão nome a eles.

 

O resultado dessas pesquisas será disponibilizado no site Dicionário de Ruas, plataforma oficial do AHM que reúne mais de 40 mil nomes de ruas da cidade de São Paulo. Para mais informações sobre o Dicionário de Ruas, acesse o link: https://dicionarioderuas.prefeitura.sp.gov.br/

 

Convite aos Associados da ASBRAP

Convidamos os associados da ASBRAP a participarem como voluntários neste projeto. Aqueles que se interessarem poderão sugerir a pesquisa de um logradouro específico ou escolher uma das opções propostas pelo AHM, listadas aqui.

 

Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail presidencia@asbrap.org.br e/ou solicitar acesso ao grupo de WhatsApp do projeto.

 

O Projeto

O AHM estabeleceu a prioridade de pesquisa para 80 ruas da cidade, com o objetivo de obter mais informações históricas e identificar fontes que validem o conteúdo já disponível no site.

 

A gestão do projeto será compartilhada entre a ASBRAP e o AHM. A ASBRAP será responsável pela coordenação dos recursos e das pesquisas, enquanto o AHM se encarregará da análise, redação e publicação dos textos no Dicionário de Ruas.

 

As publicações em redes sociais serão feitas de forma conjunta pelas duas instituições, exceto durante o período eleitoral, reforçando a parceria e a cooperação institucional.

 

Todo o trabalho seguirá os critérios da ABNT e as boas práticas de pesquisa e escrita já adotadas pela ASBRAP.

 

O acordo foi publicado no Diário Oficial no dia 17 de setembro de 2024, sendo os responsáveis pelo projeto o atual presidente da ASBRAP, Renato de Lucca, e os membros do Núcleo de Memória Urbana: Gabriela Almeida da Silva, Maurilio José Ribeiro e Laura Oliveira dos Santos.

 

Fotos (25/9/2024): Presidente da ASBRAP e Diretor do AHM (sr. Guilherme Borba), juntamente com a equipe do NMU/AHM.

   

 

Parcerias e Participação

Apesar do recente lançamento, o projeto já conta com o interesse de instituições como o Sampa Histórica, SP da Garoa e a Associação Portuguesa de Genealogia, além de nossos confrades da ASBRAP.

 

Esperamos contar com a manifestação de nossos associados para contribuir com a ASBRAP, o AHM e a sociedade paulistana neste projeto de grande relevância.

 

A Diretoria

     


publicado em 02-09-2024
voltar ao topo


© 2021 - ASBRAP - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS